As dicas caseiras estão na moda. Aqui mesmo no blog, já escrevi sobre várias delas. E no texto de hoje, vamos falar sobre o mel, mais especificamente sobre o seu uso na pele e nos cabelos.
Sobre o Mel
O mel é uma substância produzida pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores. Esses insetos usam várias enzimas digestivas para criar a substância, armazenada em seguida nos favos.
Em busca de evidências científicas, encontramos vários estudos que mostram os benefícios desse alimento para a saúde, inclusive da pele e dos cabelos.
Propriedades do mel
O mel possui muitas propriedades que o mantém conservado por muito tempo, como a baixa umidade e a alta acidez. Além disso, suas propriedades hidroscópicas, antibacterianas e anti-inflamatórias fazem desse produto um dos queridinhos da indústria farmacêutica.
Uso na pele
Por ser rico em frutose, biotina, vitamina C e antioxidantes, o mel aparece nas fórmulas farmacêuticas para a pele, geralmente na concentração de 1 a 10%, e oferece uma série de benefícios. Essas substâncias reduzem inflamações, combatem os radicais livres e previnem danos às células.
Normalmente, é usado em feridas por ter uma atividade antibacteriana e hidratante. Por ter uma concentração alta de frutose, ele acaba retendo água, deixando a ferida mais hidratada e fácil de cuidar.
Mas lembre-se que, cada ferida possui suas características e tratamentos específicos. Nada de passar mel nas feridas por conta própria, pois, isso pode ser perigoso para sua saúde.
Uso nos cabelos
Todas essas características hidratantes e bactericidas fazem do mel explica porque as empresas investem nesse ingrediente para criar uma grande variedade de cosméticos.
Nos cabelos, por exemplo, o mel penetra nos folículos, melhorando a elasticidade e reduzindo a inflamação provocada por processos químicos.
Mas tome cuidado, principalmente com crianças pequenas e pessoas alérgicas que podem sofrer os efeitos do pólen.
Vale lembrar que o mel utilizado em produtos farmacêuticos já foi esterilizado e purificado, por isso consegue trazer bons resultados sem oferecer os riscos do produto consumido em natura, como, por exemplo, alergias e contaminações.
E aí, você gostou de saber que existe um vasto embasamento científico comprovando os benefícios do mel para tratar a pele e os cabelos?
Aqui na Éclairé é assim, nós não somos contra as receitas caseiras, apenas condenamos aquelas dicas que fazem mal à sua saúde e que não possuem nenhuma comprovação científica.
Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.