Queda capilar: principais causas e cuidados

Você conhece as principais causas da queda capilar? Assim como pode existir mais de uma razão para que um carro pare de funcionar, a queda dos fios também costuma ser multifatorial.

As causas da queda de cabelo podem variar de pessoa para pessoa. E ainda, podem ser cumulativas: mais de uma razão.

Por isso, hoje vou apresentar as principais causas da queda capilar, tanto em homens quanto em mulheres. Confira!

Causas hereditárias para a queda capilar

Essa é uma das situações mais comuns, já que o hormônio DHT responsável por conectar o fio do cabelo, deixando fino e fraco. O problema passa de geração em geração.

Esse é um fator daqueles que pode até não ser determinante. Ou seja, se o seu pai é calvo não significa que você vai ser. Mas, significa que você deve cuidar com todos os outros fatores que dependem exclusivamente de você.

Leia também: O que causa queda de cabelo em mulheres

Causas nutricionais

A deficiência de nutrientes essenciais também pode resultar na queda de cabelo. Mas isso não significa que você deve sair por aí suplementando sem orientação de um profissional. Pois, assim como a falta, o excesso de vitaminas e minerais também pode fazer o cabelo cair.

As mulheres não precisam estar anêmicas para apresentarem deficiência de ferro. Basta que a quantidade de ferro caia devido ao período menstrual para elas sentirem os efeitos na queda de cabelo. Contudo, no caso dos homens, é muito raro que a queda de cabelo seja provocada pela falta de ferro no organismo.

A falta de minerais como zinco, cobre e selênio podem gerar o problema. O excesso de vitamina A também gera a queda de cabelo, normalmente em quem suplementa sem a devida orientação médica.

As vitaminas do complexo B e a vitamina D devem estar em dia para que os cabelos não caiam em excesso. Se você faz alguma dieta restritiva, preste atenção. A falta de proteínas pode levar à queda de cabelo.

Danos na fibra capilar

Os procedimentos estéticos podem causar danos à fibra capilar. Portanto, é preciso cuidado ao submeter os cabelos a alisamentos, tinturas e outros tratamentos para mudar o visual.

Sempre que possível, utilize alguma proteção no couro cabeludo antes de aplicar qualquer tipo de química. Caso contrário, o resultado pode ser a quebra da raiz dos cabelos, provocando o enfraquecimento dos fios e a corrosão do couro cabeludo.

Queda capilar e Questões hormonais

Quando a mulher atravessa o período da menopausa é comum o aumento da testosterona e a queda dos hormônios femininos, o que por si só já pode acentuar a queda dos cabelos. Portanto, se você está passando por essa fase, não hesite em procurar ajuda médica. Assim, a queda de cabelo pode ter o seu primeiro impulso.

Por outro lado, as mulheres que utilizam anticoncepcionais também precisam estar atentas aos sinais de queda, principalmente aquelas que usam os formatos injetáveis.

Do mesmo modo, as pessoas que utilizam anabolizantes, hormônios e outros medicamentos também devem acompanhar de perto a saúde dos cabelos, de preferência, com um médico tricologista.

Doenças autoimunes e hormonais

Em doenças como a alopécia areata e o lúpus, o sistema imunológico do organismo ataca os folículos capilares por engano.

Além disso, os problemas de tireoide, ovários policísticos, distúrbios da testosterona e do cortisol também podem levar à queda de cabelo.

É surpreendente como um único problema pode ser sintoma de inúmeras outras questões que ocorrem no organismo. É por isso que peço cautela em relação a fórmulas milagrosas. Consulte seu médico e não confie em tratamentos que prometem muito.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a conteúdo exclusivo e atualizado sobre pele, barba, cabelo e tratamentos estéticos.