Olheiras: quais os tipos e como tratar

Que aí tem olheiras, levanta a mão!

Quase todo mundo tem olheira, uns mais, outros menos, mas o fato é que, em algum momento da vida, elas vão aparecer.

Contudo, em algumas pessoas, essas olheiras acabam se destacando demais, gerando desconforto e deixando o rosto com uma aparência cansada.

Escrevi um texto falando sobre os diferentes tipos de olheiras, suas principais causas e o que pode ser feito para combatê-las. Sim! Existe um modo de tratar as suas olheiras.

Vascularização

A região abaixo dos olhos está repleta de veias e artérias. Além disso, a pele da pálpebra possui a espessura mais fina do corpo, com menos de 1 mm.

À medida que o tempo passa, um pigmento presente no sangue, chamado hemossiderina, se deposita nas pálpebras, gerando manchas escuras que deixam os olhos com um aspecto fundo e cansado.

Nesses casos, realiza-se o tratamento com um ácido que consiga agir sobre a hemossiderina. O ácido Tioglicólico é um bom exemplo.

Durante o tratamento, a pessoa aplica uma fina camada do ácido na região afetada e lava o rosto pela manhã. Utiliza-se esse mesmo ácido na forma de peeling, mas, nesse caso, realiza-se o procedimento no consultório médico.

Hiperpigmentação

Pode ser causada pelo sol, desequilíbrios hormonais e demais hábitos de vida.

Para tratar esse tipo de olheiras são usados tratamentos com efeitos clareadores, como, por exemplo, a Hidroquinona, os ácidos Glicólico e Kójico.

Nesses casos, o laser, principalmente a luz pulsada, age acalmando as células da pele que produzem melanina. Assim como o peeling, recomendam-se as sessões com a luz pulsada a cada 15 dias ou mensalmente.

Fatores que pioram as olheiras

Alguns fatores como a insônia, desidratação, má alimentação, consumo de álcool e cigarro podem piorar as olheiras, mas, até mesmo a exposição solar contribuem para o problema.

Pessoas com muita rinite ou congestão nasal também podem apresentar olheiras devido à formação de edemas na região.

Se você gostou deste e de outros textos do BLOG, então, compartilhe essa informação com seus amigos. Aproveite para me seguir no Instagram e se inscrever em meu Canal no YouTube. Todos os dias nós postamos informações de qualidade sobre saúde, beleza e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.