Algum tempo atrás fiz uma lista que gerou bastante polêmica falando sobre os 10 piores alimentos do mundo para a saúde. Hoje, porém, é dia de apresentar o outro lado da moeda: a lista com os 10 melhores alimentos para quem pretende ter uma vida longa e saudável.
Seguindo o mesmo padrão da lista anterior, faremos a listagem de trás para frente. Confira!
10º na lista dos melhores alimentos: Aveia
Existem vários estudos comprovando que, quem consome aveia diariamente, consegue reduzir a quantidade de gorduras ruins no sangue, além de garantir uma boa quantidade de fibras.
As fibras da aveia contêm carboidratos complexos que não são absorvidos tão rapidamente quanto os carboidratos simples: açúcar refinado, farinha, arroz branco, etc. Com isso, o carboidrato é absorvido lentamente, evitando picos de insulina e reduzir o nível de glicose no sangue.
9 Avocado
Não, não é abacate! São frutas diferentes. O avocado costuma ser menor, porém, igualmente saudável. Muita gente tem receio de consumir essa fruta por conta da quantidade de gordura, mas, a verdade é que, as gorduras presentes no avocado são de ótima qualidade e ajudam a diminuir a quantidade de gorduras ruins encontradas no sangue.
8 Gérmen de trigo
Esse alimento possui várias vitaminas e também muita fibra. Mas, infelizmente, não é um alimento tão comum por aqui. De qualquer forma, ele merece um lugar em nossa lista.
7 Batata-doce
A queridinha dos marombas está na nossa lista por ser uma excelente fonte de carboidrato complexo, com um baixo índice glicêmico.
Isso significa que, quando a pessoa ingere a batata-doce, ela não sofre com picos de insulina, sendo a glicose absorvida vagarosamente pelas células. Por isso, o pessoal da academia gosta tanto de batata-doce.
Trata-se de um alimento barato e existem vários pratos gostosos que podem ser preparados com ele. A batata-doce também é a campeã entre os vegetais na concentração de vitamina C e Ferro.
6 Folhas verdes
Aqui entram vários tipos de folhas verdes: couve, alface, espinafre, repolho, e por aí vai.
Essas folhas são ricas em antioxidantes e o seu consumo regular ajuda a prevenir uma série de doenças, inclusive a diabetes do tipo 2.
Vale salientar que essas folhas verdes não podem ser cozidas por muito tempo, uma vez que acabam perdendo boa parte dos seus nutrientes nesse processo.
Tão importante quanto a escolha dos alimentos saudáveis é saber a melhor maneira de prepará-los para aproveitar ao máximo os seus benefícios.
5º na lista dos melhores alimentos: Peixes
Principalmente as espécies ricas em gordura. Podemos citar a anchova, a sardinha e o salmão, que são ricos em ômega 3.
Já falei várias vezes sobre as funções antioxidantes e anti-inflamatórias do ômega 3, além de oferecer benefícios para o coração e cérebro.
4 Blueberries
Alguns estudos sugerem que o consumo desse alimento pode prevenir uma série de doenças, incluindo, o Alzheimer. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard demonstrou que as pessoas consumidoras desse tipo de alimento sofrem menos com declínios cognitivos.
Os blueberries são muito ricos em antioxidantes!
Só para lembrar: alguns fatores como a produção de energia, limpeza do corpo e processos inflamatórios ocasionam a formação dos radicais livres; moléculas agressivas para o nosso corpo e que destroem nosso material genético, proteínas e outros elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A função do antioxidante é destruir os radicais livres antes que eles produzam a oxidação das nossas células, provocando, entre outras coisas, o envelhecimento precoce.
3 Brócolis
Além de ser uma delícia, o brócolis é uma das melhores fontes de cálcio na natureza. Esse vegetal é composto por fibras e diversas vitaminas, entre elas, a vitamina A, C, B1, B2, B6, K. O que faz do brócolis um super alimento.
2 Amêndoas
As amêndoas são ricas em gorduras de boa qualidade que ajudam a reduzir o nível de gorduras ruins no organismo.
Além de ser uma boa pedida para beliscar nos intervalos entre as principais refeições do dia, pois as amêndoas ajudam a reduzir o apetite.
1º na lista dos melhores alimentos: Maçã
Essa fruta considerada milagrosa por muitos é riquíssima em antioxidantes, contém fibras, vitaminas e pode ser consumida de várias formas diferentes.
Alguns estudos demonstram que o consumo da maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.
A Associação Americana de Cardiologia (AAC) classificou a maçã como um dos melhores alimentos para prevenir derrames. Tem até um ditado em inglês que diz: “An apple a day keeps the doctor away”, ou seja, uma maçã por dia mantém o médico afastado.
É importante salientar que não existe um consenso em torno desses alimentos. Embora seja difícil encontrar alguma opinião contrária a eles.
Escolhi esses alimentos com base na sua disponibilidade, afinal, de nada adianta fazer uma lista com alimentos super saudáveis, mas que poucas pessoas podem consumir.
A Éclairé possui uma linha de produtos incríveis que podem ajudar a complementar sua dieta, aumentando a disponibilidade de vitaminas, minerais, aminoácidos e muitos outros nutrientes que vão ajudar você a viver melhor e com muito mais saúde, sem deixar de lado a beleza e a autoestima.