6 Dicas simples para você manter seu corpo hidratado no inverno

O clima seco, tão característico do inverno, costuma trazer uma série de complicações para a nossa saúde. É um tal de olhos ressecados pra cá, nariz sangrando pra lá. A pele então nem se fala! A coitada fica toda ressecada e cheia de fissuras. Mas calma! Para ajudar você a lidar com esse problema, no texto de hoje eu darei dicas de como manter seu corpo hidratado no inverno.

Durante o inverno, é fundamental ficar atento à umidade do ar, principalmente se você tem filhos ou sofre com problemas de asma, rinite, bronquite e demais doenças respiratórias.

O corpo desidratado provoca batimentos cardíacos irregulares e a diminuição na quantidade de sangue no organismo. Também compromete o processo de purificação e eliminação de toxinas pelos rins, aumenta a sensação de fadiga e cansaço, causa dores de cabeça, entre outros problemas. Se você já acordou de ressaca, sabe muito bem o que isso significa.

Entre as atitudes que você pode tomar para manter o seu corpo bem hidratado durante a estação mais fria do ano estão:

1) Corpo hidratado: Beba bastante líquido

Para manter a hidratação do seu corpo em níveis adequados no inverno, você precisa consumir no mínimo 2 litros de água por dia, e não espere sentir sede para fazer isso. Quando sentimos sede, significa que o nosso corpo já está com um certo nível de desidratação. É natural que no inverno a gente sinta menos vontade de beber água, mas é preciso fazer um esforço.

2) Corpo hidratado: Evite o consumo de álcool

“Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro”, saborear um vinhozinho, quem sabe uma cervejinha diferenciada ou até aquele Whisky para esquentar o coração. Há quem seja apaixonado pelas bebidas alcoólicas, mas, a verdade é que elas desidratam severamente o nosso organismo; principalmente quando a pessoa passa da conta. Se você é do tipo que não abre mão desse hábito, aprecie com muita moderação e sempre acompanhado de muita água.

3) Use a criatividade para deixar a sua água mais gostosa

Se você é do tipo que não consegue beber água “sem gosto”, pode deixá-la saborizada, acrescentando frutas de baixa caloria ou apostando nos chás que além de deixar você quentinho no inverno, também deixam o gosto mais convidativo.

4) Os alimentos também possuem água

Além de beber a água pura, você também pode aproveitar a água presente em frutas e verduras, como a água de coco, pepino, espinafre, rabanete, melão, melancia, enfim, a lista é enorme e tem para todos os gostos. Se você se interessa pela influência da alimentação na saúde do nosso corpo, aproveite para ler o texto que escrevi com dicas alimentares para combater a oleosidade e acabar com as espinhas.

5) Do purificador à bacia de água, mantenha o ar mais úmido

Investir em um bom purificador de ar ou seguir a receita da sua avó pode ser muito útil nessas horas. Deixe algumas vasilhas com água espalhadas pelo ambiente, isso vai ajudar a elevar a umidade do ar. Mas, lembre-se, nada de esquecer as vasilhas de água pela casa, elas podem servir de vetor para a proliferação do Aedes Aegypti, o famoso mosquito-da-dengue.

6) Hidrate muito bem a sua pele

A pele é um dos órgãos que mais sofre com a chegada do inverno, sendo que alguns estudos já apontam o ressecamento da pele como um dos principais causadores do envelhecimento precoce.

Além disso, a pele muito ressecada se torna vulnerável a sofrer fissuras, tornando-se uma via de entrada para vírus e bactérias.

Para esses casos, você precisa investir em um bom creme hidratante. A Éclairé possui dois cremes hidratantes que cumprem muito bem essa função: o Hidrabody, perfeito para ser utilizado após o banho, protegendo e mantendo a umidade da sua pele por dentro e por fora. E o Hidrafist que hidrata a pele das mãos, formando uma película lipídica na região exterior da pele, o que não deixa a água evaporar. Além de estimular a produção das ceramidas, que deixam a pele hidratada também na parte interna.

Seguindo essas dicas simples, você ajudará a manter o seu corpo hidratado durante todo o inverno, evitando uma série de complicações decorrentes do clima seco.

 

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.