Você já deve ter visto várias receitas caseiras que utilizam o mel para tratar a pele e os cabelos. Mas, será que o uso do mel é realmente eficaz? É sobre isso que nós conversaremos a partir de agora.
As dicas caseiras estão na moda. Para falar a verdade, elas nunca saíram da moda. Aqui mesmo no blog eu já escrevi sobre várias delas, incluindo os badalados óleo de coco, água de arroz, e muitas outras receitas que bombam na internet.
Porém, no texto de hoje eu gostaria de falar especificamente sobre o uso do mel. Afinal, quais são as propriedades dessa substância e porque se fala tão bem dela?
O que a ciência fala sobre o mel?
Em busca de evidências científicas, encontramos uma grande quantidade de estudos que comprovam os benefícios do mel para a saúde, tanto a pele quanto dos cabelos.
Uso do mel na pele
O mel é utilizado em muitas fórmulas farmacêuticas, geralmente na concentração de 1 a 10%, e oferece uma série de benefícios para a cútis.
Esse alimento é rico em frutose, biotina, vitamina C e antioxidantes. Essas substâncias são excelentes para a pele, uma vez que agem reduzindo inflamações, combatendo os radicais livres e prevenindo danos às nossas células.
Classicamente, o mel é utilizado em feridas por ter uma atividade antibacteriana e hidratante. Por ter uma concentração alta de frutose, ele acaba retendo água, deixando a ferida mais hidratada.
Mas lembre-se que, cada ferida deve ser avaliada por um médico. Nada de sair passando mel nas feridas por conta própria, pois, esses são apenas os efeitos teóricos do mel e nada garante que vá funcionar no seu caso.
Uso do mel nos cabelos
Todas essas características hidratantes e bactericidas fazem do mel um dos queridinhos da indústria farmacêutica, que investem nesse ingrediente para criar uma grande variedade de cosméticos.
Nos cabelos, o mel tem a capacidade de penetrar nos folículos, melhorando a elasticidade e reduzindo a inflamação provocada por processos químicos na haste capilar.
Mas é preciso tomar cuidado, principalmente com crianças pequenas e pessoas alérgicas que podem sofrer os efeitos do pólen contido no mel.
Vale lembrar que o mel utilizado em produtos farmacêuticos já foi esterilizado e purificado, por isso consegue trazer bons resultados sem oferecer os riscos do produto consumido em natura, como, por exemplo, alergias e contaminações.
E aí, você gostou de saber que existe um vasto embasamento científico comprovando os benefícios do mel para tratar a pele e os cabelos?
Aqui na Éclairé é assim, nós não somos contra as receitas caseiras, apenas condenamos aquelas dicas que fazem mal à sua saúde e que não possuem nenhuma comprovação científica.
Linha de produtos Éclairé
Falando em ciência, conheça as nossas linhas de tratamentos para cuidar da pele e dos cabelos.
Todos os produtos foram desenvolvidos por mim, após mais de uma década de dedicação e estudos nos maiores congressos sobre tricologia e dermatologia do mundo.
Utilize o cupom DRLUCASBLOG e ganhe desconto em qualquer um dos nossos produtos.