Você acabou de ter um bebê e percebeu que seus cabelos estão caindo mais do que o normal? Pois bem, no texto de hoje, vamos conversar sobre a queda de cabelo após a gravidez. Quer saber mais? Então vem comigo.
Primeiramente, devemos entender que a queda de cabelo após o parto é relativamente comum e pode acometer muitas mulheres sem que isso signifique algo mais grave.
Muitas mamães adoram o cabelo durante a gestação, e não é pra menos, já que devido à ação de certos hormônios, em especial o estrógeno, os fios crescem mais rápido, fortes e brilhantes.
O dilema começa logo após o parto, quando os cabelos que eram maravilhosos começam a cair sem parar. E o pior, sem nenhuma explicação aparente.
Nessas horas, a mãe costuma ficar preocupada, mas não se desespere. Na maioria dos casos, essa queda de cabelo é normal e transitória.
Queda de cabelo após a gravidez
O eflúvio telógeno é o nome que damos à queda de cabelo que acomete as mulheres logo após o parto, e que pode perdurar por até 6 meses.
Essa queda geralmente está associada ao estresse provocado pelo próprio parto, que demanda muito esforço por parte da mulher.
Mas atenção, existem outros motivos para a queda de cabelo pós-parto, e por isso, não hesite em procurar o seu médico se acaso perceber que seus cabelos estão caindo mais do que o normal.
Cesárea
A cesárea é uma das razões que podem levar à que dos cabelos. Algumas mulheres apresentam complicações durante a cirurgia, o que pode produzir uma perda excessiva de sangue.
Vale lembrar que a deficiência de ferro é muito mais comum no público feminino, principalmente naquelas mulheres que menstruam por grandes períodos.
Isso impacta em cheio na saúde dos cabelos, visto que o ferro é essencial para o bom desenvolvimento capilar.
Além de investigar um possível processo de anemia ferropriva, é fundamental analisar como andam os seus níveis de vitaminas e minerais.
Alguns nutrientes como a vitamina D, vitamina B12 e o zinco também são elementos fundamentais para a fase anágena dos folículos, ou seja, a fase de crescimentos dos fios.
Tanto o Hipertireoidismo quanto o Hipotireoidismo são condições que podem surgir após o parto e provocar a queda dos cabelos.
Amamentação
Outra condição que pode afetar os cabelos é a própria amamentação.
Amamentar é algo lindo, mas demanda um volume grande de nutrientes que, obviamente, são retirados da mãe. Por isso é tão importante adotar uma alimentação balanceada.
Invista em alimentos nutritivos e consuma a quantidade adequada para suprir todas as necessidades nutricionais, tanto as suas quanto do seu bebê.
De um modo resumido, a queda de cabelo após o parto é bastante comum e costuma passar naturalmente. Mas, por precaução, faça uma visita ao seu médico para que ele possa examinar o seu caso e prescrever um tratamento que não prejudique a sua saúde ou a saúde do seu bebê.
Espero que tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre a queda de cabelo após a gravidez. Pois, esse tema é muito comum entre as mamães, principalmente as marinheiras de primeira viagem.
Se você tem dúvidas sobre queda de cabelo, visite o meu canal no YouTube. Lá você encontrará uma série de vídeos falando sobre o assunto e dando dicas valiosas para combater esse problema.