No texto de hoje, quero compartilhar com vocês uma notícia diretamente dos EUA: o uso da Bicalutamida contra a calvície feminina.
Para quem ainda não sabe, a Bicalutamida é uma medicação utilizada no tratamento do câncer de próstata.
Seus componentes inibem a ação da testosterona, diminuindo o estímulo ao tumor.
Mas, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a queda de cabelo feminino, sendo que mulher nem possui próstata?
Pois bem, assim como acontece com os homens, as mulheres também produzem testosterona. E embora a quantidade desse hormônio seja muito menor no organismo feminino, já é o bastante para provocar a calvície.
Combate à Calvície Feminina com Bicalutamida
Antigamente, tínhamos a Flutamida, outra medicação utilizada no tratamento do câncer e na queda capilar em mulheres.
Contudo, a Flutamida é altamente tóxica e, não raramente, pode provocar efeitos colaterais graves, como a falência do fígado e a cirrose hepática.
Em contrapartida, a Bicalutamida se mostrou bem menos prejudicial à saúde, mas, é muito importante dizer que os homens saudáveis não devem utilizá-la.
O seu uso é exclusivo para mulheres com queda de cabelo ou por homens em tratamento contra o câncer de testiculo ou de próstata.
Além disso, utiliza-se essa droga por pessoas que realizaram a mudança de sexo, justamente por bloquear os efeitos da testosterona.
Um estudo piloto muito interessante analisou o uso oral da Bicalutamida para tratar a perda dos cabelos e concluiu que a medicação é segura e eficaz para as mulheres e para os homens em tratamento contra o câncer de próstata.
Mas atenção! Nada de sair por aí utilizando remédios por conta própria. Sempre procure a orientação de um profissional e realize seu tratamento sob supervisão médica.
Avanço nos tratamentos
O mais legal disso tudo é saber que a ciência está sempre se desenvolvendo em busca de novas soluções para resolver a queda capilar, tanto em homens quanto em mulheres.
A calvície está se tornando um problema cada vez mais comum na população, afetando a confiança e a autoestima de milhões de pessoas.
No caso das mulheres, esse impacto é ainda maior, pois, a mulher costuma ser mais vaidosa e ainda mais apegada aos cabelos do que os homens. É por isso que fico tão feliz de compartilhar essa novidade com vocês.
E você, já sabia sobre isso? Se ainda não sabia, espero que você tenha gostado de aprender.
Aqui no Blog, estamos sempre em busca de novidades para ajudar você a cuidar da beleza e da saúde.
Muitas das informações disponibilizadas por aqui ainda nem chegaram ao Brasil.
Aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube. São vídeos semanais repletos de informações científicas sobre pele, cabelo e tratamentos estéticos em geral. Até a próxima!