Suas unhas são saudáveis? Essa pergunta pode parecer simplista, mas, a verdade é que a maioria das pessoas não cuida das próprias unhas como deveria.
Quem acompanha as nossas redes sociais já deve estar cansado de saber que as unhas refletem a nossa saúde geral.
Além disso, manter as unhas bem cuidadas é muito importante para evitar que elas quebrem, infeccionem e sirvam como porta de entrada para outras doenças.
É por isso que separamos algumas lições valiosas que ajudarão você a manter suas unhas fortes, bonitas e saudáveis no dia a dia. Confira!
Como manter as unhas sempre saudáveis?
1 Mantenha as unhas sempre limpas e secas.
2 Corte as unhas em linha reta. Use tesouras e cortadores afiados. Arredonde as unhas levemente nas pontas para obter o máximo de força.
3 Mantenha as unhas em forma e livres de ranhuras, lixando frequentemente com uma boa lixa.
4 Não roa as unhas nem remova as cutículas. Isso pode danificar a unha, além de causar ferimentos e sangramentos.
5 Não use as unhas como ferramenta para abrir latas e outras embalagens.
6 Apare as unhas dos pés regularmente. Com isso, você previne traumas e lesões.
E quanto às unhas dos pés?
7 Quando as unhas dos pés estiverem grossas e difíceis de cortar, mergulhe os pés em água morna com sal. Misture uma colher de chá de sal por litro de água e deixe de molho por 5 a 10 minutos.
8 Evite ao máximo “desencravar as unhas por conta própria, especialmente se elas estiverem purulentas e doloridas, pois, isso pode ser indício de uma infecção.
Portanto, o ideal é consultar um dermatologista para fazer o tratamento correto. Em alguns casos pode ser necessário o procedimento cirúrgico.
9 Use sapatos que se encaixem corretamente aos seus pés e evite usar o mesmo par de sapatos por dias seguidos.
10 Sempre utilize chinelos na piscina e em chuveiros públicos. Isso reduz o risco de infecções causadas por fungos que podem entrar nas suas unhas.
Essas dicas vão melhorar muito a saúde das suas unhas, mas, se as suas unhas mudarem, incharem ou causarem dor, consulte seu dermatologista. O mesmo vale para pacientes que sofrem com o Diabete ou má circulação.
Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga.
Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida, inclusive sobre cuidados com as unhas.