Tabagismo e queda de cabelo: qual é a relação?

Oi, gente! O texto de hoje é para os fumantes que estão ficando carecas. Afinal, qual é a relação entre tabagismo e queda de cabelo?

Tabagismo e queda de cabelo

O cigarro reduz a oxigenação do sangue, o que por si só, já faz um mal danado aos cabelos. Afinal, o couro cabeludo necessita de muito sangue e vascularização para nutrir os folículos.

O ato de fumar reduz o calibre dos vasos sanguíneos, impedindo a chegada de oxigênio e demais nutrientes ao couro cabeludo. Como consequência, o cabelo começa a cair, mas não para por aí.

Consequências do tabagismo no cabelo

O cigarro provoca inflamação do couro cabeludo, gerando descamação, irritação, aumento da oleosidade e favorecendo doenças como a psoríase e a dermatite seborreica.

Além disso, o tabagismo afeta o ciclo de crescimento folicular e a pigmentação da fibra, gerando o aparecimento prematuro dos cabelos brancos.

A exposição à fumaça do tabaco resulta no acúmulo de nicotina e demais substâncias tóxicas nos folículos capilares e na haste capilar, comprometendo a saúde do cabelo e provocando a alopecia.

Em julho de 2020, uma revisão da literatura identificou 32 estudos indicando a relação entre tabagismo, cabelos brancos e diferentes tipos de alopecias, incluindo a calvície e alopecia frontal fibrosante.

A prevalência, tanto de queda quanto de cabelos brancos é muito mais acentuada em fumantes do que em não fumantes.

Cigarro e calvície

Pessoas que sofrem com a calvície pioram com o tabagismo, pois, com o passar do tempo, as substâncias contidas no cigarro se acumulam no sangue, causando danos aos folículos.

Lembre-se que a pele não possui vascularização direta, ou seja, não existem vasos que chegam diretamente na sua camada mais externa.

Pense na pele como se fosse uma esponja. Ao colocar uma esponja sobre uma superfície úmida, você perceberá que, gradualmente, a umidade da superfície passará para a esponja.

Com a pele acontece a mesma coisa: ela absorve os nutrientes por difusão.

Como fumar reduz a vascularização, a absorção desses nutrientes fica comprometida. É por isso que a pele do fumante fica mais apagada e sem vida. Isso também se reflete no couro cabeludo.

Portanto, se você fuma, o ideal é parar com o cigarro, pois, a longo prazo, isso vai acabar com o seu cabelo. Sem falar em todos os outros males que o cigarro pode causar na sua saúde.

Se você gostou deste e de outros textos aqui do BLOG, então, compartilhe com seus amigos e ajude esse conteúdo a chegar cada vez mais longe.

Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar. Um abraço!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.