7 lições práticas para um cabelo bonito e saudável

Manter o cabelo bonito e saudável não é tão difícil, mas, demanda esforço, disciplina e paciência no dia a dia.

Se você está disposta a encarar esse desafio, então confira alguns cuidados que ajudarão você a conquistar o cabelo dos seus sonhos de forma natural e gastando quase nada.

1. Use os produtos certos para seu tipo de cabelo

Se os seus cabelos são secos, você precisa de produtos que reponham a água e a gordura dos fios. Entretanto, se os seus cabelos são oleosos, sua prioridade deve ser controlar o excesso de sebo.

Se o seu cabelo é cacheado, você pode apostar em produtos que favoreçam as curvas naturais dos fios. Já os cabelos tingidos precisam de revitalização devido à química que causa sempre danos na estrutura capilar.

Enfim, escolher um produto considerando apenas seu perfume e preço é um erro que você não deve cometer.

2. Para um cabelo bonito e saudável, cuide da sua alimentação

Você pode escolher os melhores produtos para cuidar dos seus cabelos, mas, se a sua alimentação for ruim, você estará jogando dinheiro fora. Consuma alimentos ricos em minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos essenciais.

Em contrapartida, evite os produtos industrializados, carboidratos simples, farinhas refinadas, produtos embutidos e cheios de corantes, conservantes, etc. Esse tipo de “comida” inflama o seu corpo, inclusive o seu couro cabeludo, aumentando a oleosidade e prejudicando os fios. Portanto, fuja desses produtos!

3. Evite álcool e cigarro

Consumir drogas como álcool e cigarro aumenta a liberação de radicais livres no organismo, ocasionando a inflamação de vários tecidos, inclusive do couro cabeludo.

Ambas as substâncias estão associadas ao aumento do hormônio DHT, responsável pela calvície, além de piorarem muito a queda capilar. Por isso, o melhor que você tem a fazer é parar fumar e diminuir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas.

Leia também: Existe cura para a calvície?

4. Cuidado com o estresse, a ansiedade e a depressão

Quando as emoções estão perturbadas, as alterações no couro cabeludo são muito comuns.

Em alguns casos, você pode sentir coceira, descamação, perda de cabelo, aumento da oleosidade, aparecimento de cabelos brancos, etc.

Contudo, existem maneiras comprovadas de enfrentar casos leves: exercícios, meditação, relações saudáveis, entre outras.

No entanto, se os sintomas não melhorarem, o melhor que você pode fazer é procurar ajuda especializada. Existem várias abordagens terapêuticas que podem melhorar muito a sua qualidade de vida.

5. Não durma com os cabelos molhados

Quanto menos tempo você passar com os cabelos molhados, melhor. A raiz úmida favorece a proliferação de fungos e bactérias, além de deixar os fios mais sensíveis e suscetíveis à quebra. Também não recomendo que você prenda os seus cabelos molhados.

6. Um cabelo bonito começa com um couro cabeludo saudável

O couro cabeludo pode esconder doenças que você nem imagina, portanto, se sente sintomas como coceira, descamação e queda de cabelo, procure um médico para avaliar o seu caso e iniciar o melhor tratamento.

7. Quer um cabelo saudável? Então pega leve na chapinha e no secador

O uso de equipamentos que funcionam à base do calor elevado é cada vez mais comum. No entanto, é preciso usar sempre um bom protetor térmico para evitar os danos causados pelas altas temperaturas.

O secador de cabelos deve ficar a uma distância de até 10cm do couro cabeludo, sempre em jatos de calor ao movimentar o equipamento, tal como os cabeleireiros fazem.

A chapinha deve ser utilizada nos cabelos sempre secos e limpos. Nada de passar o equipamento no cabelo molhado, pois danifica os fios.

Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então, compartilhe com outras pessoas e ajude essas dicas de saúde a chegarem cada vez mais longe. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.