Muita gente me pergunta sobre o uso do alecrim no crescimento capilar, o que me levou à uma jornada em busca de referências científicas sobre o assunto. Afinal, será que o Alecrim faz o cabelo crescer?
Durante a minha pesquisa, descobri informações muito interessantes a respeito desta erva aromática tão comum na região do Mediterrâneo.
A partir de estudos laboratoriais realizados em ratos, ficou demonstrado que o alecrim realmente contribui de forma significativa para o crescimento capilar.
Para realizar os testes, os cientistas aplicaram testosterona em algumas cobaias e rasparam o pelo das costas de outras.
Nesse estudo, o Rosmarinus Officinalis (nome científico do Alecrim), foi capaz de restaurar cerca de 94,6% da pelagem dos animais, por meio do uso tópico. Porém, vale ressaltar que o estudo foi realizado em ratos, o que não garante que o alecrim faça o cabelo crescer em seres humanos.
De qualquer forma, já é uma evidência de que o alecrim possa trazer algum efeito benéfico para os cabelos.
A explicação dada pelo estudo, foi de que o alecrim inibiu a ação de uma enzima chamada 5-ALFA-REDUTASE, impedindo a sua ligação com os hormônios e promovendo o aumento dos cabelos.
Infelizmente, os laboratórios não possuem nenhum interesse em investir nesses estudos, o que torna a tarefa de encontrar informações científicas muito difícil.
As pessoas assistem aos meus vídeos e dizem que não acredito em receitas caseiras, como por exemplo, no meu texto sobre o Óleo de Rícino, mas não é nada disso. Nós, do canal Éclairé, estamos sempre em busca de evidências científicas para trazer segurança e saúde às pessoas que acompanham o nosso trabalho.
E se você está procurando um tratamento completo para o cabelo, não deixe de conhecer a linha Éclairé. Foram anos estudando e viajando o mundo em busca de conhecimento e dos melhores ingredientes para combater a calvície e a queda de cabelos.