Por que você não deve engravidar se está com queda de cabelo?

Por que você não deve engravidar se está com queda de cabelo? Uma das perguntas mais frequentes com relação a queda de cabelo feminina, e pouco respondida. Isso devido a complexibilidade do tema e suas variações com relação a hormônios, estresse, estilo de vida e demais relações corporais.

Por conta das mudanças hormonais no organismo feminino aliada às oscilações emocionais de uma maneira geral, o corpo feminino pode sofrer queda de cabelos. 

Mas afinal, por quais motivos você deve ficar atenta a queda de cabelo antes de iniciar o processo de gravidez?

Confira agora 5 motivos para não engravidar antes de tratar a queda de cabelo:

1° A queda de cabelos pode estar diretamente associada à falta de vitaminas em seu organismo, ou seja, o seu corpo pode estar sofrendo uma carência de vitaminas que devem ser repostas antes mesmo de iniciar o processo de gravidez, isso por conta da gravidez exigir um corpo nutrido e fortificado para uma boa qualidade do período gestacional. 

2° Durante a amamentação a queda de cabelo já é comum, então é muito importante realizar um tratamento precoce a gravidez e se preparar para o pós parto. Pois nesse período de amamentação é comum o compartilhamento de nutrientes e vitaminas com o bebê, já no pós parto os tratamentos não serão eficazes e muito menos saudáveis para a mãe e para o bebê que está amamentando. 

3° Os níveis de estrogênio e progesterona são aumentados durante a gestação, resultando assim em uma melhora no crescimento e fortalecimento dos fios, mas até o fim da gestação podemos destacar a readaptação dos níveis hormonais e com a queda desses hormônios a queda de cabelo também pode ocorrer. 

Conheça 7 cuidados fundamentais para cabelos saudáveis

4° O eflúvio telógeno, é uma queda de cabelo que ocorre entre 3 e 6 meses no pós parto, sendo considerado um trauma posterior resultante a cesário, estresse, perda de sangue e demais alterações corporais. E esse processo é algo natural do corpo, mas precisa ter atenção por conta da falta de nutrientes. então é muito importante realizar um acompanhamento profissional tanto com relação aos hormônios como para a melhora na reposição de nutrientes por meio de uma alimentação balanceada, tanto antes quanto durante a gravidez. 

5° Alergias contagiosas, a queda de cabelo muitas vezes pode estar associada a uma alergia ou doença que pode ser transmitida ao bebê. Por isso é muito importante investigar o motivo da queda de seus cabelos antes de iniciar o processo de gravidez. 

E que tal aprender como fazer o cabelo crescer mais rápido?

6° Os níveis altos de estresse podem ser um dos maiores inimigos da calvície e queda de cabelo, e você sabia o quanto os níveis de estresse também podem afetar o seu bebê? 

Estudos alertar sobre a influência do estresse em complicações durante a gestação, isso por conta das alterações no organismo da mulher, como a alimentação, pressão alta, excesso de sono e o enfraquecimento do sistema imunológico. Resultando assim na perda de nutrientes e enfraquecimento da mãe e consequentemente do bebê.

Por isso esteja sempre atenta aos sintomas citados acima e outros, pois a gravidez gera diversas mudanças no corpo da mulher e se não tomar cuidado o processo de gravidez pode ser de risco e gerar danos gravíssimos à saúde da gestante e da criança. 

Esperamos ter ajudado você nesta fase, e convidamos a conhecer mais conteúdos como este acessando nosso canal no youtube.

 Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.