O que o café tem a ver com queda de cabelo?

O que direi agora pode partir o coração de muita gente, mas existem estudos comprovando o efeito negativo do café na absorção intestinal.

É isso mesmo! A bebida mais amada pelos brasileiros pode comprometer a absorção de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a construção de um cabelo forte, bonito e saudável.

Café e má absorção intestinal

Um estudo recente demonstrou que o simples fato de tomar café enquanto saboreia um hambúrguer, já é o suficiente para reduzir em até 39% a absorção do ferro pelo organismo. Lembrando que, quanto mais forte for o café, pior será a absorção dos minerais.

O café dificulta, sobretudo, a absorção do ferro. E nesse sentido, as mulheres são as mais afetadas, pois, elas menstruam, engravidam, amamentam, e todas essas situações por si só já diminuem as reservas de ferro no corpo.

Além do ferro, o café também prejudica a absorção de zinco, magnésio, cálcio e até da vitamina D, podendo a longo prazo levar ao aparecimento de doenças como a osteoporose.

Devemos considerar também que a cafeína estimula a produção de adrenalina e cortisol, e o excesso desses hormônios prejudica a saúde, inclusive dos cabelos.

Dificilmente você verá matérias na TV falando mal do café, pois, existe um lobby muito forte por trás do consumo dessa bebida. Mas, a ingestão exagerada pode sim trazer problemas, desencadeando até mesmo doenças como Alopecia Areata e Líquen Plano Pilar.

Qual a diferença entre ingerir e usar cafeína topicamente?

Vale lembrar, porém, que tomar o café é totalmente diferente de usar a cafeína topicamente na pele.

A cafeína apresenta um efeito sensacional no cabelo quando aplicada diretamente no couro cabeludo, pois, ela estimula o crescimento dos fios e prolonga a fase anágena capilar.

Usar topicamente a cafeína no cabelo equivale a tomar 60 xícaras de café em um único dia, porém, sem os efeitos colaterais que uma superdosagem provocaria.

Por fim, se você não quer abrir mão do cafezinho, a dica que dou é consumir a bebida antes dos exercícios físicos. Assim, você melhora o seu desempenho durante o treino e já ajuda a gastar o excesso de adrenalina no corpo.

Com relação ao consumo: sugiro reduzir ao máximo, e nunca ingerir o café próximo das refeições.

Sabe aquele cafezinho inocente logo após o almoço? Então, ele pode estar impedindo a absorção de nutrientes e contribuindo para a sua perda de cabelo.

Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.