Falar em cura para a calvície mexe com a esperança de muita gente que sofre com o problema. Afinal, somente no Brasil, são 42 milhões de pessoas que convivem com a Alopecia Androgenética – de acordo com dados da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Com números tão elevados, a indústria farmacêutica se apressa em oferecer produtos que prometem resolver a calvície, mas as coisas não são tão simples assim. Se você sofre com esse mal, sabe muito bem do que estou falando.
Originalmente, os cabelos do couro cabeludo existem para proteger do frio, mas, atualmente, sua função vai muito além disso.
Os cabelos fazem parte de nossa personalidade, emolduram nosso rosto e ajudam a construir nossa identidade.
Falo isso especialmente para o público brasileiro, um dos povos mais vaidosos do mundo. Se você também quer se sentir mais jovem e bonito, com certeza quer saber se existe a cura para a calvície.
Continue até o final do artigo para entender por que você precisa ficar atento a esse assunto.
O que causa a calvície?
A calvície é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos em uma determinada área do couro cabeludo. Na verdade, pode ocorrer em qualquer área do corpo, mas é na cabeça que a ausência de pêlos/cabelos é mais problemática.
Não existe um único fator que causa para a calvície. O problema é influenciado por questões genéticas, hormonais, ambientais, de saúde, entre outras. Para que um médico possa prescrever um tratamento para a calvície, ele precisa saber todo o histórico desse paciente.
Atualmente, 9 entre cada 10 pessoas com calvície sofrem do problema por motivos hereditários e pode atingir até mesmo mulheres. Se você já tem o histórico de calvície na sua família, fique atento a diminuição do volume de fios e a quantidade de queda de cabelos quando penteia.
Leia também: Cuidados fundamentais para manter os cabelos saudáveis
Quais as alternativas?
Infelizmente, não existe algo que possa curar a calvície. Seu médico pode prescrever um tratamento com medicamentos e produtos personalizados para o seu caso a fim de amenizar o problema, em especial quando está ainda no início.
Existem também procedimentos que trazem de volta o crescimento dos cabelos, embora não seja de forma natural. Um deles é a miniaturização, um raio laser de baixa voltagem que inibe a perda de cabelos.
Outro procedimento bastante conhecido é o implante de cabelos. Para sua realização, é necessário retirar os fios de trás do couro cabeludo e implantá-los na frente. Assim, eles crescem normalmente alguns meses após o procedimento.
Quero deixar o meu apelo para você não acreditar em soluções fáceis e baratas de a cura para a calvície. Infelizmente, muitos agem de má fé ao apelar para a esperança das pessoas em melhorar sua saúde, aparência e auto-estima.
Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga.
Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.