Quem aqui tem com o couro cabeludo oleoso? Essa situação é super comum, mas, não deve ser deixada de lado. Pois, além da questão estética, o cabelo oleoso pode gerar constrangimento e trazer danos para a saúde dos fios, inclusive provocando a queda capilar.
Quais os riscos do couro cabeludo oleoso?
O excesso de oleosidade provoca a inflamação da pele, causando, entre outras coisas, descamação, vermelhidão, coceira e dor na área afetada.
A Dermatite seborreica – popularmente conhecida como caspa – é outra consequência de um couro cabeludo muito oleoso. Portanto, remover o sebo do cabelo é fundamental para evitar a caspa.
Além das questões genéticas e hormonais, existem outros fatores que pioram a produção de sebo no couro cabeludo, incluindo hábitos “inofensivos”, como, por exemplo, lavar o cabelo com água quente e dormir com o cabelo molhado.
Tratamentos
1 Evite o consumo de álcool, cigarro e alimentos pró-inflamatórios, pois, essas substâncias pioram a inflamação;
2 Tome banhos rápidos, mas, sempre lave sua cabeça com água fria;
3 Gerencie o estresse e mantenha um sono saudável;
4 Mantenha seu couro cabeludo sempre limpo;
5 Evite o uso de bonés, chapéus e outras peças para cobrir a cabeça;
6 Se possível, troque as fronhas de algodão por fronhas de cetim ou de seda. Quanto menos atrito da sua cabeça com o tecido, melhor;
7 Evite o contato direto das mãos com o couro cabeludo, inclusive na hora do banho. Hoje em dia já existem escovas próprias para massagear o cabelo.
É muito importante entender que não existe uma cura definitiva para os cabelos oleosos, portanto, o cuidado deve ser constante.
Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com outras pessoas e ajude essas dicas de saúde a chegarem cada vez mais longe. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube e tenha acesso a milhares de vídeos sobre saúde, beleza e bem-estar.