Você tem dor de cabeça todo santo dia e está com medo que seja algo mais grave? No texto de hoje nós vamos esclarecer algumas dúvidas sobre as dores de cabeça frequentes e explicar a diferença entre elas.
Não raramente, os pacientes procuram ajuda médica com receio de que a sua dor de cabeça diária esteja relacionada com alguma doença mais séria, como, por exemplo, um tumor cerebral.
Contudo, saiba que esse problema é muito mais comum do que você imagina, e, na grande maioria das vezes, não representa nada grave, embora prejudique muito a qualidade de vida das pessoas.
O que pode ser essa dor de cabeça diária?
Geralmente, as causas mais frequentes da cefaleia são a enxaqueca e a dor de cabeça tensional. Duas condições distintas e com tratamentos completamente diferentes, conforme veremos a seguir.
Enxaqueca
A enxaqueca é mais comum nas mulheres e tem como característica principal a dor unilateral. Você sente uma dor latejante do tipo pulsante. Essa dor tende a afetar o fundo de um dos olhos também e suas crises podem se repetir por dia e até meses.
Você sente que sua cabeça está pulsando. Também, acompanhada de náuseas,
vontade de vomitar, dificuldade de engolir. Barulho elevado, você não se sente bem. Então,
acaba ficando a luz acaba incomodando, são os sintomas de enxaqueca.
É algo bastante comum, e existem vários desencadeadores da enxaqueca, por exemplo: o uso de bebida alcoólica, cigarro, café, chocolate, alimentos picantes, barulhos, etc.
É muito importante procurar seu médico, que provavelmente dividirá seu tratamento em etapas.
A primeira etapa é o tratamento da crise de enxaqueca para aliviar a dor. O segundo passo é fazer a chamada profilaxia, ou seja, a prescrição de uma medicação de uso contínuo para prevenir a enxaqueca.
Dor de cabeça tensional
A enxaqueca é a mais famosa entre as pessoas, mas, existe outro tipo de cefaleia muito comum, principalmente entre as pessoas que trabalham muito tempo sentadas: dor de cabeça tensional.
Ela ocorre quando o músculo da pessoa fica muito contraído, causando dores bastante incomodas.
Esse tipo de cefaleia é mais comum em pessoas que trabalham longos períodos em frente ao computador, franzindo a testa, forçando a vista e mantendo uma postura inadequada.
Ao longo do tempo, a contração constante da musculatura pode gerar uma dor tensional que atinge toda a região da cabeça, face e pescoço.
Nesses casos, o tratamento é completamente diferente da enxaqueca, e passa também por uma reeducação postural e a adoção de hábitos para aliviar a tensão muscular.
Por isso é tão importante fazer uma avaliação com o seu médico para identificar qual é o tipo de cefaleia que está acometendo você.
Como eu falei anteriormente, na maioria das vezes não se trata de problemas graves, mas podem afetar muito a qualidade de vida das pessoas.
Só quem tem essas dores sabe o quanto elas atrapalham no dia a dia, seja no trabalho, nos estudos ou nos momentos de lazer.
A boa notícia é que, tanto a enxaqueca quanto a dor de cabeça tensional, podem ser combatidas de maneira bastante eficaz, mas para isso, você precisa descobrir a origem da sua dor.
Espero ter ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre as dores de cabeça frequentes.
Se você gostou deste e de outros conteúdo aqui do BLOG, então compartilhe com uma amigo ou uma amiga. Aproveite para se inscrever em meu Canal no YouTube. Com isso, você terá acesso a um conteúdo científico e atualizado sobre saúde, beleza, bem estar e qualidade de vida.