Queda de cabelo na menopausa

A queda de cabelo na menopausa é uma reclamação bastante comum entre as mulheres. Ela acontece, principalmente, devido ao desequilíbrio hormonal que ocorre nesse período.

O que é a menopausa?

A menopausa é definida pelo período de 12 meses sem menstruação e seu início pode variar de acordo com a população de cada país.

No Brasil, por exemplo, a menopausa geralmente começa a partir dos 50 anos.

Com o fim da ovulação, as mulheres também perdem a sua capacidade reprodutiva.

Porque o cabelo cai na menopausa?

O cabelo é uma das partes mais sensíveis às mudanças hormonais, principalmente quando essas mudanças são muito bruscas, como é o caso da menopausa.

Eu brinco que as mulheres possuem uma gangorra hormonal: quando elas são jovens e saudáveis, produzem pouquíssimo hormônio masculino e muito hormônio feminino, em especial o estrogênio e a progesterona.

Mas, durante a menopausa, a situação se inverte, e a mulher começa a produzir mais hormônios masculinos e menos hormônios femininos.

Isso provoca uma série de problemas na saúde da mulher, inclusive no cabelo, que se torna mais fino, fraco e suscetível à queda, em parte devido a maior ação de um hormônio derivado da testosterona, a DHT.

Menopausa e infarto

O Excesso relativo da DHT ocorre quando esse hormônio masculino fica livre no organismo feminino, trazendo problemas capilares e até mesmo cardíacos.

Vários estudos demonstram um maior risco de infarto em mulheres após a menopausa.

Por outro lado, é muito raro vermos uma mulher jovem sofrer um infarto. Pois, o estrogênio, presente em grande quantidade no organismo feminino de mulheres mais jovens, melhora a circulação cardíaca.

Menopausa, intestino e queda de cabelo

Na menopausa, o intestino perde parte da sua capacidade de absorção. Isso inclui algumas vitaminas e minerais importantes para o crescimento do cabelo, como, por exemplo, o ácido fólico, zinco, ferro, selênio, vitamina D e vitamina B12.

Mulheres com distúrbios intestinais e Síndrome dos Ovários Policísticos podem ser mais prejudicadas na menopausa.

No caso do intestino, o grande problema é a absorção das vitaminas e minerais. Já no caso da SOP, o grande vilão é o hormônio masculino.

Mas, não se desespere! Isso não significa que todas as mulheres ficarão carecas ou com pouco cabelo nessa fase da vida. O mais importante é prevenir.

Portanto, se você está na faixa dos 40 anos, comece a se cuidar agora mesmo. Não espere a menopausa para cuidar do seu cabelo.

Mantenha seu cabelo bem forte e saudável. Assim, quando a menopausa vier, você estará pronta para aguentar o impacto.

Você gostou do nosso conteúdo?

Se você curtiu este texto, compartilhe com suas amigas e ajude elas a passarem pela menopausa da melhor forma.

Aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube. São milhares de vídeos sobre saúde, beleza e qualidade de vida. Tudo baseado em evidências.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a saúde, autoestima, bem-estar e qualidade de vida.