O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo, não é por acaso que ele recebe o título de segundo cérebro. No texto de hoje, conversaremos sobre o papel do intestino na saúde capilar. Afinal, qual é a relação entre Constipação e Queda de Cabelo?
Constipação e queda de cabelo
De acordo com os estudos, cerca de 90% do tecido linfoide está localizado no intestino. É ele quem produz os anticorpos que defendem o nosso organismo das ameaças externas, como, por exemplo, vírus e bactérias.
Portanto, qualquer alteração intestinal, principalmente aquelas que ocorrem de maneira crônica, podem gerar o que nós chamamos de autoanticorpos.
Esses anticorpos passam a atacar as células e tecidos do próprio corpo, fenômeno conhecido como doença autoimune.
Um exemplo bastante conhecido é a Alopecia Areata, uma doença caracterizada por provocar falhas específicas no couro cabeludo, e que no caso dos homens, também pode aparecer na barba.
Constipação, queda de cabelo e inflamação
Adotar uma alimentação industrializada, processada, pobre em fibras e rica em substâncias químicas pode piorar a constipação, aumentar a inflamação e reduzir o fluxo intestinal, repercutindo no couro cabeludo. Ou seja, a sua queda de cabelo pode ser fruto de uma desordem intestinal.
Flora intestinal
A nossa flora intestinal é formada por bactérias boas e ruins. Se, por acaso, as bactérias ruins começam a proliferar e dominar o espaço, o intestino reduz sua capacidade de absorver proteínas, vitaminas e minerais.
Com isso, o corpo deixa de entregar a quantidade necessária de nutrientes para a construção de cabelos mais fortes e saudáveis.
Além disso, as bactérias boas aceleram o trânsito intestinal, enquanto as bactérias ruins deixam o intestino preguiçoso.
Restrições alimentares.
Embora a diarreia também seja comum, muitas pessoas com intolerância alimentar podem apresentar constipação após ingerir determinados alimentos, como, por exemplo, as pessoas intolerantes à lactose e ao glúten.
Portanto, se você sofre com o intestino preso, vale muito a pena investigar a presença de alguma intolerância ou alergia alimentar, pois, ela pode ser a responsável pela sua queda de cabelo.
Resumindo, cuidar da sua saúde intestinal é importante para os cabelos. Afinal, não adianta investir dinheiro em produtos contra calvície e queda capilar, se o seu intestino não conseguir absorver os nutrientes. Não é mesmo?
E aí, gostou do nosso conteúdo?
Se você gostou deste e de outros conteúdos aqui do BLOG, então compartilhe com seus amigos.
Aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube e acesse milhares de vídeos com as últimas informações médicas e estéticas.
Até a próxima!