Será que existe relação entre unhas fracas e queda de cabelo?
É muito comum receber em meu consultório pacientes que, além da queda de cabelo, relatam também sofrer com as unhas fracas e quebradiças. É como se a sua textura fosse parecida com um folha de papel.
Você precisa entender que unhas e cabelos são formados pelos mesmos conjuntos de aminoácidos e pela queratina. Quando faltam praticamente os mesmos nutrientes para o organismo, unhas e cabelos costumam sofrer igualmente.
Gosto de comparar a queratina com pequenos tijolos responsáveis por construir as estruturas dos cabelos e das unhas. Cada tijolinho forma uma sequência, que leva a um filamento, ligando e formando os fios, as unhas e a pele.
Então, sim! O que influencia a saúde e aparência das suas unhas também impacta nos seus cabelos. Quer saber mais? Continue até o final deste artigo.
Problemas nas unhas podem ser sinal de problemas capilares?
Com certeza, pode. Nem sempre o sinal tem relação direta, mas as chances de existir são bem altas. Existe um sinal nas suas unhas chamado de pitting, onde o aspecto das unhas fica repleto de pequenos furos.
Esse sinal pode estar relacionado à alopécia areata, doença em que caem chumaços de cabelos em regiões específicas da cabeça. Quando o problema é tratado de forma adequado, a aparência das unhas também melhora.
As unhas fracas também podem estar relacionadas aos baixos níveis de testosterona, principalmente em mulheres. Em especial quando existem distúrbios da tireoide e distúrbios hormonais envolvidos.
Se você tem unhas fracas e já passou por doenças relacionadas a hormônios, não deixe de consultar um médico. Afinal, esse problema pode afetar o seu couro cabeludo muito em breve, ou mesmo indicar alguma condição de saúde que merece mais atenção.
Como tratar o problema?
Não existe uma solução mágica e milagrosa para nenhum problema de saúde, tampouco para unhas fracas e queda de cabelo. Apenas a consulta médica personalizada pode indicar quais tratamentos são os mais indicados para o seu caso.
Esses problemas podem ser ocasionados desde a falta de vitaminas e minerais, o que também deve ser suplementado de forma responsável, até por algum desequilíbrio mais sério.
Preste atenção em cada sintoma e relate ao seu médico para que ele oriente o melhor tratamento ao seu caso de unhas fracas e queda de cabelo. Já falei sobre os melhores tratamentos para calvície e queda de cabelo neste artigo.
Eu espero que este artigo ajude você a entender a relação entre unhas fracas e queda de cabelo.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.