A perda de cabelo é algo que ocorre em homens e mulheres, e pode ser um dos fatores que causa baixa autoestima, constrangimento até mesmo danos a saúde física.
– Saiba mais: Queda de cabelo ou alopecia: qual a diferença?
Assim, quando se trata desta temática, uma dúvida muito comum é: hormônios e queda de cabelo possuem relação?
Neste blog post queremos te ajudar a entender como os problemas hormonais podem provocar a queda de cabelo e quais os hormônios interferem nesse processo.
Como hormônios e queda de cabelo estão relacionados?
Antes de tudo, é importante entender o que são os hormônios e como eles funcionam no nosso organismo. Assim, essas substâncias são mensageiras químicas que controlam diversas funções dentro do corpo, regulando a atividade de órgãos e tecidos.
Dessa forma, os hormônios também regulam a saúde capilar e estão diretamente relacionados a saúde dos fios. Quando há déficit ou excesso de determinado hormônio no organismo, alguns efeitos negativos ocorrem, como é o caso da queda de cabelo.
Logo, a partir desse entendimento, a seguir vamos ver quais os hormônios podem estar relacionados a perda ou enfraquecimento dos fios.
Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4)
Ambos os hormônios são produzidos pela tireoide, uma glândula localizada no pescoço. Essas substâncias são responsáveis por diversas funções no organismo, como controle do metabolismo, equilíbrio dos sistemas corporais, regulação da temperatura corporal, força muscular e outras.
Assim, quando os hormônios dessa glândula são produzidos em excesso ou de forma deficiente, o equilíbrio do organismo fica comprometido. Tanto no hiper quanto no hipotireoidismo, a queda de cabelo é um dos sintomas presentes.
Testosterona e di-hidrotestosterona
Apesar de serem conhecidos como hormônios masculinos, a testosterona e a di-hidrotestosterona são produzidos por homens e mulheres e são grandes responsáveis pela calvície em ambos os sexos.
Essas duas substâncias, quando produzidas em excesso, podem causar a queda dos fios, visto que atuam diretamente no bulbo capilar.
– Conheça: Cabelo oleoso, queda de cabelo e espinhas: qual a relação?
Estrógeno e progesterona
Esses são os hormônios conhecidos como femininos e também estão relacionados a queda dos fios de cabelo. Existem dois ciclos importantes que ocorrem com todas as mulheres e que possuem vínculo com a alteração hormonal.
– Primeira menstruação: esse período é o primeiro em que há alteração dos hormônios corporais, e as meninas presenciam o aumento de pelos, desenvolvimento do sistema reprodutor e outras características. Essa instabilidade hormonal pode levar a uma queda de cabelo temporária, visto o desequilíbrio dos hormônios;
– Menopausa: marcado pelo fim da menstruação em mulheres adultas, a menopausa é um período de diminuição da produção de estrógeno e progesterona, o que pode causar a queda e enfraquecimento dos fios.
– Conheça: Queda de cabelo e menstruação: existe relação?
Cortisol
Conhecido como o hormônio do estresse link: Como combater estresse que causa queda de cabelo? Essa substância é liberada quando o indivíduo passa por alguma situação estressante ou por tumores na glândula adrenal.
Dessa forma, quando há a liberação contínua desse hormônio, uma das consequências é a queda de cabelo, além de outras consequências negativas para o organismo.
Por isso, se atente aos seus hormônios
Neste blog post tentamos te ajudar a entender melhor como descontrole de hormônios e queda de cabelo estão relacionados. Portanto, busque sempre realizar exames periódicos e visite seu médico regularmente para mantê-los regulados.
Também ressaltamos a importância de manter uma rotina de vida saudável, praticando exercícios físicos e uma alimentação balanceada para o bom funcionamento hormonal.
Até a próxima!